AMIZADE, UNIÃO E FORÇA
3.5.09

Hoje vimos por este meio fazer algo que não é comum na realização do nosso blog: Comentar e analisar um Jogo.

Desde o ano passado que prometemos não escrever nada mais porque as polémicas são algo que destroi o Futebol. Dessa forma, achámos por bem não comentar jogos. Colocariamos umas fotos, deixávamos umas pequenas notas e nada mais.

Hoje não vamos comentar o jogo, vamos sim tentar perceber o porquê da existência de uma equipa de arbitragem.

Antes de referenciarmos o que quer que seja, fique bem claro que a Cerca perdeu hoje muito bem contra o Barreiralvense e não foi seguramente pelo trabalho do palhaço que lá andou que o resultado foi o que foi. Até porque o Barreiralva foi altamente prejudicado contra a Cerca. Jogou o jogo quase todo com apenas 9 jogadores. A Cerca não ganhou porque esteve mal, mas não só.

O Australopiteco de nome DIOGO NUNO PEREIRA MARQUES foi o árbitro, desculpem, foi o PALHAÇO que hoje mandou no Circo que vimos na Barreiralva. Expulsou dois jogadores da Barreiralva por nada. Incentivou os jogadores de ambos os clubes a enervarem-se e entrarem num estado de alma tal que os poderia a levar a cometer algo impróprio.

Ditou as leis da forma que quis. Mostrou alguma defeciência mental, mas também física. Movimentava-se dentro de campo de uma forma estranha. Lembremo-nos que o Futebol serve o Desporto pela promoção da virilidade, técnica, táctica e inteligência. O PALHAÇO parecia que andava numa aula de ballet. Ria-se das decisões que tomava, gozava a seu bel-prazer das expulsões, enfim valia de tudo neste circo.

Poderia estar aqui a descrever tudo e mais alguma coisa, mas não vale a pena.

A Arbitragem supostamente serve para apoiar a modalidade Futebol na sua segura condução. Na promoção do fair-play, na interacção desportiva que deve existir entre adversários. Ou seja, um árbitro serve o Futebol no sentido de assegurar que o Jogo seja bonito e que os atletas respeitem as regras, mas mais que tudo respeitem a essência do Desporto.

A AFL  tem actualmente um défice de árbitros devido a questões que se prendem com situações relacionadas com pagamentos de impostos e valores que são considerados baixos pelos árbitros. Muitos desistiram e restam poucos árbitros com competência. Os melhores vão para a divisão de honra, os medianos ficam na 1ª e finalmente os restos ficam na 2ª.

Um jogador de Futebol da 2ª distrital tem que ter grandes competências para conseguir participar num jogo. Uma delas é paciência e sangue gelado para não perder as estribeiras.

Num jogo de Futebol qualquer jogador sente níveis altissimos de emoção. Como é obvio expressa-se por vezes com alguma virilidade, mas isso não quer dizer que o faça de propósito. Faz porque o Jogo é assim mesmo. Vive da alma do Jogador. Se um árbitro não compreende isso então não venha apitar.

Com tudo isto perguntamos, afinal para que serve a arbitragem?

É sabido por toda a gente que a AFL promove classificações e pontuações às actuações dos árbitros. Sabemos que um árbitro é mais pontuado se mostrar vários amarelos e vermelhos. Dizem que tem a ver com intensidade do Jogo. Ou seja, se um árbitro mantiver o Jogo regrado e disciplinado sem mostrar cartões não conta para nada. O objectivo principal é mostrar cartões aos jogadores para que a pontuação do árbitro seja mais considerada.

Enfim, isto leva-nos a uma conclusão: Se a arbitragem se serve destes valores, então para que serve o trabalho de 22 jogadores dentro de campo?

Este individuo que apitou hoje o Jogo da Cerca saiu impune do campo. Fez um trabalho de merda. Mostrou mais uma vez que o Futebol está podre. Mostrou que a organização da AFL é porca, anti fair-play e serve apenas alguns propósitos que não desportivos.

Mas não se equivoquem, neste País onde a justiça não existe, onde os pobres são engolidos pelos ricos e onde o marginal vence o inocente, ninguém sai impune. De uma forma ou de outra Deus escreve direito por linhas tortas. O Mundo é pequeno e por vezes achamo-nos intocáveis, mas isso é uma miragem.

Enfim, com tudo isto uma coisa é certa, a desmotivação de um Atleta depois de um Domingo destes é extrema. Há que reconsiderar se vale a pena continuar. Muitos têm fôlego para o continuar a fazer. Outros nem por isso. Mas uma coisa é certa, não conseguimos descortinar o papel de um árbitro. Cada vez se torna mais dificil perceber.

 

 

link do postPor ultrascerca, às 20:52  comentar

De Joaquim a 3 de Maio de 2009 às 23:01
Na minha opinião como adepto de futebol gostei do vosso comentário á arbitragem e á A.F.Lisboa, pois espelha bem o que ás vezes parece inexplicável á primeira vista. Mas penso que a Cerca perdeu em Barreiralva porque o treinador do Monte Agraço não presta ,é pouco humilde e não merece andar no futebol. Esta é a verdadeira razão da vossa derrota hoje. Criticam tudo e todos JOGUEM MAS É Á BOLA, E ISSO NÃO É APENAS DAR UNS PONTAPÉS PARA O AR.

De monteagracofutebolclube a 3 de Maio de 2009 às 23:33
Boas...em primeiro lugar quero dizer que o que pelos vistos se passou em barreiralva este fim de semana, foi o que se passa sempre que jogam em casa...arbitros que vao pra la gozar com os jogadores e depois admiram-se de levarem umas...
em segundo queria responder ao comentario do senhor joaquim, que ta visto e mais um daqueles treinadores de bancada, que nunca hao-de passar disso...

o que é que a derrota do cerca em barreiralva tem a ver com o treinador do Monte Agraço??sinceramente existe gente com muita falta de inteligencia, que depois vem mandar bitaites para o ar, sem sentido nenhum..o Monte Agraço tem sido das equipas mais prejudicadas pelas arbitragens e mesmo assim conseguimos lutar contra isso e estar onde estamos!

Deixando de falar de coisas estupidas e passando ao que interessa...parabens pela analise as arbitragens, pode ser que a AFL comece a ter mais olhinhos em certas coisas que andam para la no meio com um apito a fazer figuras tristes, porque os jogadores enervam-se bastante com o abuso de poder por parte destes senhores.. eu sei do que falo, aprendi por experiencia propria...

cumps e parabens do blog do Monte Agraço FC..

P.S.esta semana ja ha fotos ;)

De ultrascerca a 4 de Maio de 2009 às 11:06
Olá Cobra.
Finalmente, recebo um comentário lógico e inteligente. Claro que somente quem participa activamente num jogo pode expressar alguma qualidade nas apreciações que realiza.
Penso que não tenho nada a acrescentar ao que dizes.
Apenas te digo que também já aprendi a lição como tu, mas ao contrário de ti que lutas para que as coisas melhorem eu posso-te afirmar convictamente que vou desistir. Não vale a pena lutar por uma coisa que já não tem significado. Jogar Futebol tem um sentido: Diversão.
Actualmente, sinto uma desmotivação tão grande que não há espaço para qualquer tipo de esperança de melhoras na qualidade do nosso Futebol.
Existem milhares de coisas que são bem mais importantes do que andar aqui sempre a falar de podridão e seres humanos que não merecem sequer referência.
Considero-me um individuo com sangue muito quente, logo não tenho as caracteristicas necessárias para enfrentar obstáculos que nunca serão transpostos.
Desejo-te a ti e à malta do Sobral boa sorte e muita paciência.
De resto, vou em breve ao vosso blog ver as fotos.
Abraço.


De monteagracofutebolclube a 4 de Maio de 2009 às 19:17
ao blogista do ultrascerca ...

eu continuo a lutar porque esta e a segunda epoca apenas que estou a jogar nos distritais(20 aninhos aind), mas tou a ver que nao vale grandes lutas porque isto vai de mal a pior..

e com grande honra que fico a saber que fomos a ultima equipa a pisar o vosso pelado,e como ja se sabe que nao haverá liguilha, pode ser que para o ano nos encontremos e sejamos nós a inauguar o vosso sintético em jogos do campeoato ;)

abraço

De ultrascerca a 4 de Maio de 2009 às 20:06
Cobra,
com vinte anos ainda tens que levar com muita "fruta" desta.
Eu já vou a caminho dos 31 e atingi o limite possível.
Obrigado pelo resto do comentário e se para o ano, enquanto espectador da Cerca, me cruzar contigo no nosso campo pago-te uma jola. Fica combinado.
Abraço.

De jorge alves a 4 de Maio de 2009 às 00:01
Pois é uma excelente análise ao jogo do Barreiralva-Cerca que vai por o treinador do Sobral ao barulho que por sua vez na rádio Alenquer veio dizer que não ganhou hoje contra o Santiago por causa dos jogadores da sua equipa que não acataram as suas decisões.Vai mas é dedicar-te á praia que não percebes nada de bola meu grandessissimo anjinho............................................................

De ultrascerca a 4 de Maio de 2009 às 11:11
Olá Jorge.
O assunto do Treinador do Sobral está e sempre esteve encerrado.
Só ouve o que ele diz na Rádio quem quer.
Abraço.


De ultrascerca a 4 de Maio de 2009 às 09:59
Joaquim,
Em Portugal segundo as estatísticas os nossos cidadãos têm dificuldades em ler e interpretar textos.
Concretamente, não sei se o teu caso faz parte da estatística nacional, mas tudo leva a crer que sim.
Nota que o nosso post de ontem foi uma excepção à regra.
Raramente falamos seja de quem for. Quando falamos tentamos falar de coisas positivas. Do autor do Blog a referência feita ao dito Treinador foi que era assunto sem comentário. De facto, existiram comentários externos ao mesmo, mas não nos confere qualquer responsabilidade.
De resto, agradeço as tuas palavras, mas como adepto devias ser um pouco mais solidário com todos os Atletas que se dispõem a jogar na Distrital. Jogam por Amor ao Desporto e ao Clube. Não conseguem fazer melhor por falta de condições. A maior delas é o negrume imenso que se chama Arbitragem.
Cumprimentos.


De anónimo a 3 de Maio de 2009 às 23:21
O QUÊ, VOCÊS CONTRA 9 QUASE O TEMPO TODO NÃO CONSEGUIRAM GANHAR ? DEDIQUEM-SE MAS É ÁS ESTUFAS. AGORA TEMOS DE IR GANHAR AOS COXOS DE SANTIAGO.FORÇA CERCA. O QUE NOS VALE É AS NOSSAS PADEIRAS.

De ultrascerca a 4 de Maio de 2009 às 11:17
Para o Anónimo:

É verdade que contra 9 não conseguimos ganhar nem mesmo empatar. Não nos glorifica seguramente.
Acredita que nem sempre o resultado de um Jogo é o mais significativo na alma de um Jogador.
Os jogadores da Cerca estiveram muito mal. A desmotivação dos mesmo é grande. Mas não se pense que essa desmotivação vem do balneário ou mesmo de questões individuais. Trata-se de um acumular de situações externas que nos deixam perplexos.
Quanto à tua sugestão de dedicação a outras actividades, aceito-a pessoalmente e considero-a, hoje, bem mais interessante que jogar Futebol na 2ª Divisão Distrital da AFL.
Cumprimentos.

De jorge alves a 4 de Maio de 2009 às 23:36
Keeper Bruno aparece e diz que és tu o anónimo pois escreves sempre desta forma.Abraço.

De ultrascerca a 5 de Maio de 2009 às 08:23
Olá Jorge.
Penso que esse comentário anónimo não pertence ao Bruno. Ele assina sempre com Boneno nº1.
Abraço.

De Luis Silva a 4 de Maio de 2009 às 14:50
Em primeiro lugar uma grande critica(bastante construtiva ao arbitro do jogo). eu fui um dos jogadores expulsos, pq? por dizer ao arbitro a distancia da barreira( nao faltei ao respeito ao arbitro, so disse que a barreira estava mt longe) enfim de rir, ate o "vosso" treinador disse q estava bastante longe enfim...o 2ºamarelo por estar a comentar uma "regra" ao arbitro, resultado expulso sem ninguem perceber... Gostaria d dar os parabens a barreiralva, pq se a Cerca nao ganhou foi por mt força de vontade da parte dos jogadores da barreiralva, mts parabens a "vosses" por mostrarem grande desportivismo e terem cabeça fria perante a exibiçao do arbitro... uma grande falta de respeito do arbitro, onde 30jogadores perderam um domingo para serem gozados pelo tal "palhaço"...é de pensar se vale a pena perder tantos domingos para isto... parabens pelo blog

De ultrascerca a 4 de Maio de 2009 às 20:02
Caro Luís Silva,
Não sei se foste tu que no final do jogo te dirigis-te ao árbitro?
Se foste, deves-te recordar que eu fui ao teu encontro e afastei-te daquele ignóbil. Sabes porquê? Porque, de facto, achei que não mereces-te ser expulso e não merecias estar ali a falar com aquele abutre tentando justificar a tua expulsão.
Não é muito normal no Futebol um adversário auxiliar o seu competidor numa situação destas. Aliás, acabei por ser expulso por ter dito palavras contra aquele "ser".
Para mim naquele momento nenhum jogador do Barreiralva era meu adversário. Era sim um Colega que treina à chuva e ao sol durante todo o ano, perde Domingos atrás de Domingos e não ganha um tostão.
Ao contrário, aquele palhaço que se ria por tudo e por nada, não treina sequer e ainda mama uns valentes trocos.
Se há justiça ela vai ser feita. Não pelas instâncias de Lei, mas acredito que um dia esse "ser" vai sentir na pele a raiva de um Atleta que gosta de Futebol e deixa de acreditar na beleza desta modalidade.
Desejo-te tudo fixe e espero que possas calmamente ultrapassar este pequeno "filme".
Pessoalmente, já ultrapassei. Resta agora ter a sorte de um dia cruzar-me com o destino...
Cumprimentos.
Cumprimentos.

De buneno n 20 a 4 de Maio de 2009 às 21:55
boa noite , sou o capitão e jogador n 20 da cerca , podia pôr anonimo mas não o faço pk não tenho vergonha do k digo , em primeiro lugar quero dar os parabens aos jogadores da barreiralva p vitoria , tbm quero dizer k talvez incoscientemente os jogadores da cerca sentiram a noticia de k já não ia haver liguilha , nunca dissemos k esse era o objetivo mas lá no fundo havia esse sonho k era um premio muito especial p 80 por cento do plantel k joga na cerca á 6/7 anos e todos na casa dos 30 anos eu já vou nos 35 , o comentario do joaquim é tipico da pessoa em causa tenho a certeza k é o proprio treinador do sobral mas enfim é como eu disse num comentario na passada semana o despreso é o melhor k s pode dar , quanto ao "arbitro" deste domingo é dificil descrever ando no futebol á 22 anos e nunca tinha visto uma coisa destas ,não foi p o "arbitro" k a cerca perdeu o jogo longe disso , mas foi mesmo muito mau , nós sabemos k tamos na ultima divisão e como é logico temos de apanhar com os piores ou etão com miudos novos sem experiencia , mas isto é gozar com com todos os k tiveram envolvidos no jogo de uma forma ou outra , mas quria deixar aqui uma msg para todo o plantel da cerca , nós somos suficientemente fortes e humildes p ultrapassar isto tudo ! ou será k to enganado e por de vez em quando termos de levar com isto vamos nos deixar ir abaixo ? eu acho k sou capitão de um excelente grupo , amigos uns dos outros , é normal de vez em quando haver qualquer coisa fora do normal mas s virmos bem a época já leva 10 meses e já começa a haver alguma saturaçáo é compreensivel , ainda mais quando tivemos ONZE JOGOS SEM PERDER e agora foram 2 derrotas seguidas e a ultima contra nove jogadores , toda gente fala do nosso excelente grupo tá n altura de mostrarmos k somos isso mesmo ,unidos , lutadores e acima d tudo dignificar a camisola k vestimos eu como disse sou o mais veho do plantel e ninguém gosta menos de perder k eu de certeza , quando perco vou p casa com aum azia k dava p todos os jogadores da 2 distrital mas na segunda feira já quero é k chegue o domingo p tentar ganhar e peso k é assim k devemos tar no futebol não são 3 artistas ao domingo k me vão fazer deixar uma das coisas k mais gosto ,NUNCA :) abraço e cabeça fria manu :)

De ultrascerca a 5 de Maio de 2009 às 08:22
O Prof.
Obrigado pelo comentário. Ilustra bem o sentimento geral da nossa equipa.
Abraço.

De Boneno nº1 a 5 de Maio de 2009 às 08:40
Bom dia Maltinha,

Jorge, já devias saber que eu nunca escrevi como anonimo, assino sempre e não iria por aquele comentário estúpido quando sei que se não ganharam, mesmo contra nove, não foi porque não lutaram mas sim porque, como diz alguém, estava escrito nas estrelas do céu... Jorge nunca me viste criticar a malta de uma forma negativa e muito menos por terem perdido... desculpa mas acho que o teu comentário não foi muito bem conseguido...

Quanto ao jogo..esse nao posso comentar, no entanto temos de levantar a cabeça e pensar no próxinmo porque a época ainda não acabou. O arbitro, esse é um ser que nem deve ser comentado porque estes tipos de arbitros são pessoas frustadas que tentam ser protagonistas em algo já que não têm capacidades para se destacarem em outras areas....

Manu..sabes que tens o meu apoio seja qual for a tua decisão ..

abraço,
Boneno n1

De 23 a 5 de Maio de 2009 às 16:33
boas tarde maltinha da cerca e caros bloguistas!! venho partilhar o sentimento de solidariedade por todos os que participam neste blog , sejam "cerquences ou n , sobre o momento que a arbitragem atravessa neste momento . todos nós assistimos a arbitragens escandalosas nas principais divisoes que nos deixam totalmente indignados , o que nos faz de certa maneira "desculpar" alguns erros de arbitros que militam na distrital (alias , eu pessoalmente passo mtos jogos a rir-me e a comentar com jogadores adversarios algumas decisoes dos mesmos ) mas o que se passou este domingo pelos vistos foi de mais , mesmo n participando neste jogo por motivos profissionais sinto grande tristeza e indignação sobre alguns arbitros que andam pela nossa divisão . acredito que mtos erram por inexperiencia e esses erros até conseguimos ir perdoando , o que n foi o caso pq supostamente este era uma arbitro com uma certa experiencia . neste momento assisto a uma revolta quer de pessoas ligadas á cerca como elementos de outras equipas da nossa divisao , logo n podemos falar de uma vitimização por parte de cerca mas sim de todas as equipas em geral , algo que , infelizmente por mais que seja o desejo de todos nós n conseguimos alterar . ficamos todos com a sensação de impotencia para tornar a A.F.L. uma associação com credibilidade onde talvez n vençam os melhores mas sim os que os arbitros desejam .

saudaçoes cerquistas!!!

p.s. meu caro manu ... qualquer que seja a tua decisao , vou respeita-la .. mas peço-te para reflectires bastante pq és um elemento fundamental no nosso grupo e o teu lugar é insubstituivel .. aquele abraço ..

De ultrascerca a 5 de Maio de 2009 às 18:57
Jaime,
uma boa análise a que fazes em relação aos árbitros e organizações paralelas.
De facto, tem-me acontecido também falar em pleno jogo com outros adversários e começarmos a rir dos "homens de preto".
Isso demonstra que o Futebol é uma modalidade que confere grande relevância não aos atletas, mas sim a um elemento muito externo ao jogo praticado.
Tenho assistido em Portugal a outras modalidades como Basquete, Boxe, Hoquei e outros e na verdade o árbitro é um elemento quase "invisível" e respeitado. Salvo num caso ou outro, mas geralmente tudo tem "olhos" apenas para os Atletas.
Enfim, poderiamos filosofar sobre este assunto, mas é melhor assentar os pés no chão e deixar as coisas como elas são.
Obrigado pela tua opinião final, mas ninguém é insubstituível na Cerca. O ambiente que se ali vive é facilmente renovável tendo em conta os anos de companheirismo, amizade e fidelidade. Como diz a gíria: "Só faz falta quem lá está."
Abraço.

De ultrascerca a 5 de Maio de 2009 às 18:48
Oi Boneno nº1.
Obrigado pelo teu comentário.
Não leves a mal o Jorge, mas aquela costela da Coutada de vez em quando aparece e o gajo fica doido!
De resto, tudo bom para ti e vamos falando aqui no blog.
Abraço.

De Helder a 6 de Maio de 2009 às 23:30
Keeper Helder
Ola pessoal tb nao posso deixar de passar indiferente ao ke assisti no domingo...
Nos nao pedi-mos aos arbitos ke seijam iguais aos arbitos ingleses em ke kause nao ah erros....
Mas pedi-mos ke acha mais dignidade, pelas chamadas equipas da aldeia....
Pois tb gosta-mos de jogar futebol, e se ouver atitude e respeito por parte das 3 equipas, o futebol torna-se mais bonito e fantastico...
Kanto a ti David(Manu), seija kual for a tua desição vou ter de aeita-la....mas aceitava a melhor junto a nos na cerca... Acredito ke esse bichinho pelo futebol vai falar mais alto.... Força MANU

De ultrascerca a 7 de Maio de 2009 às 08:41
Oi Hélder.
Antes de mais fico muito satisfeito por saber que já temos mais um bloguista entre nós.
De resto, comungo totalmente da tua opinião: exigimos respeito.
Quanto ao futuro, logo se vê, mas quando a vida pessoal acrescenta responsabilidades, sabes que se torna dificil conciliar tudo ao mesmo tempo.
Actualmente, considero o Futebol o elo mais fraco. Não vocês Colegas porque se ainda jogo Futebol deve-se unicamente a vocês. Já o jogar à Bola é outra coisa. Acho que preferia hoje jogar na brincadeira do que estar federado a algo que não me dá qualquer prazer.
A ver vamos...


 
mais sobre mim
Maio 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
13
14
15
16

18
19
20
21
22
23

24
26
27
28
29

31


blogs SAPO