AMIZADE, UNIÃO E FORÇA
3.5.09

Hoje vimos por este meio fazer algo que não é comum na realização do nosso blog: Comentar e analisar um Jogo.

Desde o ano passado que prometemos não escrever nada mais porque as polémicas são algo que destroi o Futebol. Dessa forma, achámos por bem não comentar jogos. Colocariamos umas fotos, deixávamos umas pequenas notas e nada mais.

Hoje não vamos comentar o jogo, vamos sim tentar perceber o porquê da existência de uma equipa de arbitragem.

Antes de referenciarmos o que quer que seja, fique bem claro que a Cerca perdeu hoje muito bem contra o Barreiralvense e não foi seguramente pelo trabalho do palhaço que lá andou que o resultado foi o que foi. Até porque o Barreiralva foi altamente prejudicado contra a Cerca. Jogou o jogo quase todo com apenas 9 jogadores. A Cerca não ganhou porque esteve mal, mas não só.

O Australopiteco de nome DIOGO NUNO PEREIRA MARQUES foi o árbitro, desculpem, foi o PALHAÇO que hoje mandou no Circo que vimos na Barreiralva. Expulsou dois jogadores da Barreiralva por nada. Incentivou os jogadores de ambos os clubes a enervarem-se e entrarem num estado de alma tal que os poderia a levar a cometer algo impróprio.

Ditou as leis da forma que quis. Mostrou alguma defeciência mental, mas também física. Movimentava-se dentro de campo de uma forma estranha. Lembremo-nos que o Futebol serve o Desporto pela promoção da virilidade, técnica, táctica e inteligência. O PALHAÇO parecia que andava numa aula de ballet. Ria-se das decisões que tomava, gozava a seu bel-prazer das expulsões, enfim valia de tudo neste circo.

Poderia estar aqui a descrever tudo e mais alguma coisa, mas não vale a pena.

A Arbitragem supostamente serve para apoiar a modalidade Futebol na sua segura condução. Na promoção do fair-play, na interacção desportiva que deve existir entre adversários. Ou seja, um árbitro serve o Futebol no sentido de assegurar que o Jogo seja bonito e que os atletas respeitem as regras, mas mais que tudo respeitem a essência do Desporto.

A AFL  tem actualmente um défice de árbitros devido a questões que se prendem com situações relacionadas com pagamentos de impostos e valores que são considerados baixos pelos árbitros. Muitos desistiram e restam poucos árbitros com competência. Os melhores vão para a divisão de honra, os medianos ficam na 1ª e finalmente os restos ficam na 2ª.

Um jogador de Futebol da 2ª distrital tem que ter grandes competências para conseguir participar num jogo. Uma delas é paciência e sangue gelado para não perder as estribeiras.

Num jogo de Futebol qualquer jogador sente níveis altissimos de emoção. Como é obvio expressa-se por vezes com alguma virilidade, mas isso não quer dizer que o faça de propósito. Faz porque o Jogo é assim mesmo. Vive da alma do Jogador. Se um árbitro não compreende isso então não venha apitar.

Com tudo isto perguntamos, afinal para que serve a arbitragem?

É sabido por toda a gente que a AFL promove classificações e pontuações às actuações dos árbitros. Sabemos que um árbitro é mais pontuado se mostrar vários amarelos e vermelhos. Dizem que tem a ver com intensidade do Jogo. Ou seja, se um árbitro mantiver o Jogo regrado e disciplinado sem mostrar cartões não conta para nada. O objectivo principal é mostrar cartões aos jogadores para que a pontuação do árbitro seja mais considerada.

Enfim, isto leva-nos a uma conclusão: Se a arbitragem se serve destes valores, então para que serve o trabalho de 22 jogadores dentro de campo?

Este individuo que apitou hoje o Jogo da Cerca saiu impune do campo. Fez um trabalho de merda. Mostrou mais uma vez que o Futebol está podre. Mostrou que a organização da AFL é porca, anti fair-play e serve apenas alguns propósitos que não desportivos.

Mas não se equivoquem, neste País onde a justiça não existe, onde os pobres são engolidos pelos ricos e onde o marginal vence o inocente, ninguém sai impune. De uma forma ou de outra Deus escreve direito por linhas tortas. O Mundo é pequeno e por vezes achamo-nos intocáveis, mas isso é uma miragem.

Enfim, com tudo isto uma coisa é certa, a desmotivação de um Atleta depois de um Domingo destes é extrema. Há que reconsiderar se vale a pena continuar. Muitos têm fôlego para o continuar a fazer. Outros nem por isso. Mas uma coisa é certa, não conseguimos descortinar o papel de um árbitro. Cada vez se torna mais dificil perceber.

 

 

link do postPor ultrascerca, às 20:52 

De Joaquim a 3 de Maio de 2009 às 23:01
Na minha opinião como adepto de futebol gostei do vosso comentário á arbitragem e á A.F.Lisboa, pois espelha bem o que ás vezes parece inexplicável á primeira vista. Mas penso que a Cerca perdeu em Barreiralva porque o treinador do Monte Agraço não presta ,é pouco humilde e não merece andar no futebol. Esta é a verdadeira razão da vossa derrota hoje. Criticam tudo e todos JOGUEM MAS É Á BOLA, E ISSO NÃO É APENAS DAR UNS PONTAPÉS PARA O AR.

De monteagracofutebolclube a 3 de Maio de 2009 às 23:33
Boas...em primeiro lugar quero dizer que o que pelos vistos se passou em barreiralva este fim de semana, foi o que se passa sempre que jogam em casa...arbitros que vao pra la gozar com os jogadores e depois admiram-se de levarem umas...
em segundo queria responder ao comentario do senhor joaquim, que ta visto e mais um daqueles treinadores de bancada, que nunca hao-de passar disso...

o que é que a derrota do cerca em barreiralva tem a ver com o treinador do Monte Agraço??sinceramente existe gente com muita falta de inteligencia, que depois vem mandar bitaites para o ar, sem sentido nenhum..o Monte Agraço tem sido das equipas mais prejudicadas pelas arbitragens e mesmo assim conseguimos lutar contra isso e estar onde estamos!

Deixando de falar de coisas estupidas e passando ao que interessa...parabens pela analise as arbitragens, pode ser que a AFL comece a ter mais olhinhos em certas coisas que andam para la no meio com um apito a fazer figuras tristes, porque os jogadores enervam-se bastante com o abuso de poder por parte destes senhores.. eu sei do que falo, aprendi por experiencia propria...

cumps e parabens do blog do Monte Agraço FC..

P.S.esta semana ja ha fotos ;)

De ultrascerca a 4 de Maio de 2009 às 11:06
Olá Cobra.
Finalmente, recebo um comentário lógico e inteligente. Claro que somente quem participa activamente num jogo pode expressar alguma qualidade nas apreciações que realiza.
Penso que não tenho nada a acrescentar ao que dizes.
Apenas te digo que também já aprendi a lição como tu, mas ao contrário de ti que lutas para que as coisas melhorem eu posso-te afirmar convictamente que vou desistir. Não vale a pena lutar por uma coisa que já não tem significado. Jogar Futebol tem um sentido: Diversão.
Actualmente, sinto uma desmotivação tão grande que não há espaço para qualquer tipo de esperança de melhoras na qualidade do nosso Futebol.
Existem milhares de coisas que são bem mais importantes do que andar aqui sempre a falar de podridão e seres humanos que não merecem sequer referência.
Considero-me um individuo com sangue muito quente, logo não tenho as caracteristicas necessárias para enfrentar obstáculos que nunca serão transpostos.
Desejo-te a ti e à malta do Sobral boa sorte e muita paciência.
De resto, vou em breve ao vosso blog ver as fotos.
Abraço.


De monteagracofutebolclube a 4 de Maio de 2009 às 19:17
ao blogista do ultrascerca ...

eu continuo a lutar porque esta e a segunda epoca apenas que estou a jogar nos distritais(20 aninhos aind), mas tou a ver que nao vale grandes lutas porque isto vai de mal a pior..

e com grande honra que fico a saber que fomos a ultima equipa a pisar o vosso pelado,e como ja se sabe que nao haverá liguilha, pode ser que para o ano nos encontremos e sejamos nós a inauguar o vosso sintético em jogos do campeoato ;)

abraço

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



 
mais sobre mim
Maio 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
13
14
15
16

18
19
20
21
22
23

24
26
27
28
29

31


subscrever feeds
blogs SAPO